quinta-feira , 14 dezembro 2017
Home / Destaque / Clima bom e limpeza do reservatório garantem segurança hídrica de novo cruzeiro?

Clima bom e limpeza do reservatório garantem segurança hídrica de novo cruzeiro?

Finalizados os trabalhos de limpeza do principal reservatório do município, a imagem que se ver é de encher os olhos.  o reservatório esta em seu volume máximo e boa parte do assoreamento foi removido com a retirada de mais de 1000 caçambas de resíduos sólidos de suas margens que agora possuem 3 metros de profundidades em todo o seu perímetro.  A pergunta agora é, sera suficiente? A resposta mais óbvia é que não o crescimento da cidade certamente demandará mais unvestimentos no setor, mas já é um bom começo. e você? O que acha? Deixe sua opinião nos comentários.

Represa Limpa

Finalizados os trabalhos de limpeza do principal reservatório do município, a imagem que se ver é de encher os olhos. o reservatório esta em seu volume máximo e boa parte do assoreamento foi removido com a retirada de mais de 1000 caçambas de resíduos sólidos de suas margens que agora possuem 3 metros de profundidades em todo o seu perímetro. A pergunta agora é, sera suficiente? A resposta mais óbvia é que não o crescimento da cidade certamente demandará mais em vestimentos no setor, mas já é um bom começo. e você? O que acha? Deixe sua opinião nos comentários.

Posted by Estação Novo Cruzeiro on Tuesday, December 5, 2017

veja como era a situação em 2015

A última gota d’água. Essa é a expressão que define a situação crítica da principal represa que abastece Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha. Nesta sexta-feira, 26 de setembro, moradores aproveitavam para capturar os peixes que agonizam em meio à lama e o lodo que restam no reservatório.

A copasa drena o pouco que ainda resta e negocia com propriedades rurais as margens do Rio Gravatá para que abram suas represas. O reservatório sofre há anos com o assoreamento e o desmatamento das matas ciliares e da cabeceira do rio que o abastece. Com o agravamento da seca a situação chega a um ponto insustentável.

Segundo especialistas do município no setor hídrico as reservas disponíveis já estão no volume morto e podem acabar a qualquer momento. A Copasa recentemente perfurou quatro poços artesianos e segundo informações dois destes estarão em operação nos próximos dias.

Veja fotos da situação crítica do reservatório que abastece Novo Cruzeiro:

(Fotos e informações do site Estação Novo Cruzeiro)

Veja Também

Dia Mundial da Atividade Física terá dia poliesportivo na praça

A praça Sargento Noraldino Rosa receberá, no dia 08 de Abril, pessoas da sede e ...