terça-feira , 19 setembro 2017
Home / Destaque / Criminosos explodem agência do banco Itaú em Coronel Murta

Criminosos explodem agência do banco Itaú em Coronel Murta

Uma quadrilha com pelo menos 16 integrantes explodiu a agência do Itaú, em Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, na madrugada desta quinta-feira (11/08). O saguão de entrada do banco foi completamente destruído pelas explosões e as grades das janelas do prédio, ficaram retorcidas. Um dos três caixas eletrônicos, onde são feitos os depósitos, foi levado pelos criminosos. Ainda não se sabe a quantia roubada. Folhas de talões de cheques ficaram espalhadas pelo chão.
2016_08_11
As explosões foram tão fortes que foram ouvidas por moradores da região central e dos bairros da cidade. Muitos se deslocaram para o local. Pertences dos vigilantes, como bonés, crachás e pastas ficaram espalhados pela rua.

Antes da fuga os bandidos fizeram disparos para o alto, para intimidar os moradores e o pequeno efetivo da Policia Militar na cidade e um dos elementos atirou contra a porta de uma loja localizada próxima à agência, levando várias peças de roupas.

Com as explosões, a porta de vidro de uma casa de material de construção, que fica em frente ao banco, também foi danificada.

itau_cm_9

Por volta das 6 horas da manhã, policiais militares apreenderam, a cerca de 15 km de Coronel Murta, um veículo Strada, placa de Contagem, e uma caminhonete Montana branca, placa de Betim. Nenhum dos veículos possui ocorrência de furto ou roubo. Um homem identificado como Jeremias Mendes de Oliveira, 48 anos, natural de Taguatinga, estado de Tocantins, foi preso na estrada, retornando para Coronel Murta conduzindo a Montana.

assalto_cm_6

O homem negou que tenha participado do assalto. No entanto, imagens das câmeras mostram a participação dele, que tem extensa ficha criminal. Ele já cumpriu pena por homicídio em Belo Horizonte e já estava sendo monitorado pela polícia, sob suspeita de participação em outras explosões de bancos. Outro suspeito de participação também já foi identificado.

Indagado pela reportagem o que ele fazia no local, o homem falou que estava à procura de um coiote (homens que transportam pessoas ilegalmente para países como Estados Unidos e Canadá). Com Jeremias, a polícia apreendeu um passaporte.

“Estava indo para Salinas encontrar com o coiote porque pretendo ir para os Estados Unidos”, disse ele. No entanto, ele não soube informar nem o nome nem o endereço do tal homem.

O assalto

Testemunhas ouviram duas explosões e tiros por volta das 2h30. “Dois elementos armados e encapuzados, ficaram na esquina. Eles eram baixos e gritavam: todo mundo dentro de casa”, disse um morador.

itau_cm_10

“Da varanda da minha casa, vi quando estacionaram quatro carros. Não consegui ver a cor nem a marca porque estavam embaixo das árvores e em local pouco iluminado. Sei apenas que um era branco e outro prata. Ouvi tiros e em seguida as explosões. Eles falavam, anda logo, anda logo”, contou outra moradora que foi acordada após ouvir o alarme do banco disparar.

A polícia suspeita que os envolvidos sejam membros de uma quadrilha da cidade de Padre Carvalho. “Logo que fomos comunicados, iniciamos bloqueios em Araçuaí, Salinas e Itaobim”, informou um policial. Os rastreamentos continuam.

Agência em Coronel Murta

A agência do Itaú funciona em Coronel Murta há pelo menos 20 anos. Ela deverá permanecer fechada. O banco não divulgou nota sobre os procedimentos adotados após o roubo. A agência de Rubelita, a 47 km de Coronel Murta foi fechada no mês passado, após ser explodida por assaltantes. Ninguém foi preso.

assalto_cm_7

 

Nos últimos dois anos, agências bancárias de várias cidades da região foram alvos de ataques de criminosos, que utilizam dinamites para explodir os caixas eletrônicos.

 

Fontes:

http://www.em.com.br/

http://aconteceunovale.com.br/

 

Fotos:

Gazeta de Araçuaí

Dindol da Líder

Google Maps

Veja Também

NEM CAPOTÃO ASSUME A DIRETORIA REGIONAL DA MAIOR ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO PAÍS

Na tarde dessa quinta-feira dia 11, tomaram posse o presidente, vice-presidente e direitores da AMM, ...