segunda-feira , 20 novembro 2017
Home / Destaque / Documentário canadense destaca a cultura e o artesanato do Vale do Jequitinhonha

Documentário canadense destaca a cultura e o artesanato do Vale do Jequitinhonha

emissora de TV canadense “TV5” elaborou documentário sócio cultural enfatizando os costumes e a cultura do Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais, que agora transpõe as barreiras do país e alcança o mundo.

Em 2015, o canal escolheu o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, como cenário perfeito para o programa de turismo alternativo “Partir Autrement”, que em português significa “partir de outra forma”.

Os frutos do trabalho desenvolvido pela “Raízes – Desenvolvimento Sustentável no Vale” foram destaques na gravação que buscou enfatizar viagens mais profundas e de transformação. O que combina perfeitamente com o roteiro de viagem de experiência “Do Barro à Arte”, organizada pela própria Raízes, e que em sua última edição contou com um cinema ao ar livre para a exibição deste vídeo.

Confira abaixo os Documentários realizados pelo programa de TV – Partir Autrement:

 

Parte 1

A apresentadora do Partir Autrement, Magalie Lépine-Blondeau, chega em Minas Novas no Vale do Jequitinhonha e é recebida por Mariana Madureira, diretora da Raízes. Na comunidade de Campo Buriti, ela é apresentada a Deuzani e Faustina e se encanta profundamente com o local.

 

Parte 2

Magalie vai com Ana, Terezinha e Valdirene tirar terra no barreiro. Conhece a grande mestre ceramista Zezinha e na companhia de Mariana e Faustina visita a escola local e entra na roda de dança.

Parte 3

Após visitar a feira de Turmalina com Faustina, Magalie conhece Joaquim e cata pequis no quintal. A visitante aprende receitas típicas e recebe Dona Isabel para saboreá-las.

Parte 4

Depois de uma viagem emocionante, Magalie fala que “queria levar para casa uma miniatura de cada um de vocês”, as mulheres do Vale do Jequitinhonha. Certamente a recíproca é verdadeira!

 

Fonte:

http://raizesds.com.br/pt/

Veja Também

MPE investiga fraude em cota de mulheres nas eleições de 2016 em Novo Cruzeiro, Caraí e outras 538 cidades

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), as 1.734 candidaturas ...